O que é Mindfulness e quais são suas atitudes?

Publicado  22/02/2019 
Livros e Manuais de Mindfulness. Acervo pessoal - Ygor Sarkis.

Fornecer um conceito para Mindfulness* é uma tarefa duplamente desafiante. Primeiro: por se tratar de um estado de ser (experencial). Segundo: porque há diversas maneiras de fazê-lo, e escolher uma delas é necessariamente limitar.


Assumido isto, antecipo abaixo um conceito impreciso e limitado:


“Mindfulness é estar consciente da forma como nos relacionamos com o que surge no momento presente, a partir de atitudes facilitadoras como soltura, paciência, curiosidade e abertura.”


Essa é uma compreensão particular, no entanto, naturalmente semelhante a de outros praticantes. Minha principal referência é Jon Kabat-Zinn – responsável pela popularização do Mindfulness no Ocidente. Veja a seguir, algumas das definições que selecionei de seus livros:


“A consciência que surge quando prestamos atenção – com propósito – no momento presente e sem julgamentos.”


“É uma prática que nos convida a nos familiarizarmos mais com o nosso corpo/mente,  prestando atenção de modo mais sistemático, novo e amoroso – e assim descobrindo dimensões importantes de nossa própria vida, ignoradas até então.”


“Mindfulness é a tomada de consciência do que acontece na mente, momento a momento. É perceber quando ela se distrai e ser capaz de redirecionar sua atenção – com gentileza e do melhor modo possível – para o que é mais importante para nós, aqui e agora.”


“Mindfulness diz respeito essencialmente a relacionalidade – em outras palavras – como nos posicionamos em relação a tudo, incluindo nossa própria mente e corpo, pensamentos e emoções, nosso passado e presente. É sobre como viver todos os aspectos da vida com integridade, bondade e sabedoria.”


Ler esses conceitos desperta em mim um grande sentimento de gratidão. Sou alguém que teve a vida completamente transformada pela prática de mindfulness. Me sinto também instigado a escrever sobre cada um deles, mas isso nos levaria a um texto longo demais.


Vou me restringir em desenvolver apenas o “meu” conceito, o qual inclui, em seus termos, as Atitudes Mindfulness.


As Atitudes Mindfulness


[O restante deste texto será atualizado nos próximos dias. Acesse novamente mais tarde.]


Caso tenha interesse em saber mais sobre a prática de mindfulness e seus benefícios, confira também este outro conteúdo recomendado em nosso site.


*Numa tradução literal Mindfulness significa: “Estado de Plena Atenção/Consciência.”

Ygor Sarkis Por Ygor Sarkis Cientista Social, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em formação em Mindfulness aplicado à Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP / MENTE ABERTA) e Arteterapia pela Traços, instituição de ensino filiada à União Brasileira de Associações de Arteterapia (UBAAT). Pós-Graduado em Comunicação pelo Centro Universitário Estácio de Sá (ESTÁCIO / FIR). [Saiba mais]